A Forma Longa de 103 posturas foi criada pelo mestre Yang Chengfu, terceira geração da família Yang de tai chi chuan. Seus movimentos são amplos e graciosos, sem perder sua essência marcial. O ritmo dos movimentos é regular e relativamente lento, de tal modo que a execução completa da sequência pode levar de 20 a 45 minutos, dependendo do tipo de treinamento que escolher.
Nesta seção veremos cada postura do início ao fim, suas transições e significado dos movimentos.
Com experiência, é esperado que em algum momento você seja capaz de performar a Forma de Mãos sem a ajuda do vídeo. E além do trabalho físico sofisticado, a Forma de Mãos se torna também uma profunda prática meditativa com efeitos sem igual.
Aqui veremos as posturas novas que aparecem na segunda parte da Forma e as novas transições. Nesses detalhes poderemos encontrar novas técnicas e a repetição de padrões, o ajudará a entender melhor o tai chi chuan.
Alguns dos elementos novos que aparecem na segunda parte são as técnicas de chute e as novas direções, como por exemplo a diagonal.
A Forma Essencial de 22 posturas foi criada pelo mestre Yang Jun, sexta geração da família Yang de tai chi chuan e quinto detentor da linhagem tradicional.
As posturas dessa sequência reúnem as técnicas essenciais do tai chi da família Yang e, diferentemente da Forma Longa, pode ser praticada num espaço de poucos metros em menos de cinco minutos. É uma Forma de Mãos ideal para praticar no dia-a-dia quando não se tem muito tempo ou espaço disponível.